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LIVRARIA LEITURA SDB LOJA OFICIAL 100% SEGURO. DESPACHAMOS TODOS OS DIAS ÚTEIS! DESCRIÇÃO DO PRODUTO SINOPSE O que afinal terá sido o moderno em nossas artes, a partir de fevereiro de 1922? De que brasilidade falamos, a partir de que categoria social nossa modernidade se instalou? Neste livro, Leda Tenório da Motta nos traz uma visão crítica e contundente desse problema ao abordar a polêmica entre o grupo dos críticos uspianos e dos poetas concretistas sobre o barroco e a constituição da literatura brasileira. A relação dessa polêmica com a Semana é que foi esse o evento que programaticamente colocou na ordem do dia e na boca do povo a questão do que seja brasilidade e modernismo. Além disso, Mario e Oswald passaram a representar polos opostos nas discussões culturais a respeito e foram atacados e defendidos pelas duas correntes em embate: a dos críticos uspianos e a dos poetas concretistas. QUARTA-CAPA Neste Cem Anos da Semana de Arte Moderna: O Gabinete Paulista e a Conjuração das Vanguardas, Leda Tenório da Motta passa a limpo uma das grandes controvérsias dos meios literários e dá a medida da importância que o evento teve em nossas artes. Foram Clima e Noigandres, duas revistas de vida curta e prolongada influência, que definiram os elencos: de um lado os “uspianos” e a Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, de outro os poetas concretistas e O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira, de Haroldo de Campos. A discussão do lugar do barroco na história – e do que, afinal, seria a literatura (e arte) “brasileira” –, Mário x Oswald, tradição x vanguarda, críticos x poetas, engajamento x arte pela arte, todas essas controvérsias são aqui analisadas em profundidade, assim como o ambiente cultural que contrapôs, na segunda metade do século XX, os dois grupos de então jovens intelectuais herdeiros do impacto e do legado da Semana e que fariam, individual e coletivamente, escola e história. COLEÇÃO DEBATES A coleção Debates dedica-se aos temas contemporâneos e aos debates e polêmicas da atualidade. A mais antiga, junto com a Estudos, e a mais conhecida das coleções da editora, conta com quase 350 títulos, alguns já célebres na literatura de não ficção. DA CAPA Imagem da capa: colagem sobre imagens de Oswald e Mario de Andrade. Luisa Moritz Kon, 2022. Oswald e Mario de Andrade, representantes máximos da Semana de Arte Moderna de 1922, simbolizam duas maneiras dialeticamente contraditórias de se pensar a transformação da cena artística brasileira no século XX. FICHA TÉCNICA Autor: Leda Tenório da Motta Páginas: 136 Editora: Perspectiva Idioma: PORTUGUES Encadernação: BROCHURA ISBN-13: 9786555050929 ASSUNTO Crítica Literária DIMENSÕES Altura: 20,50cm Largura: 11,50cm Espessura: 0,87cm Peso: 0,136kg Somos diversas lojas dentro da loja oficial Leitura. Para comprar mais de um item aproveitando o mesmo frete, confira nossos anúncios no link abaixo: https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_1050356937 Copie o link e cole na barra de endereço do seu navegador de internet.
Formato: Papel
Autor: Leda Tenório da Motta
Capa do livro: Mole
Gênero do livro: Crítica literária
Editora do livro: PERSPECTIVA
Série: Debates
Subgêneros do livro: Arte;crítica literária
Subtítulo do livro: O Gabinete Paulista e a Conjuração das Vanguardas
Título do livro: Cem Anos da Semana de Arte Moderna
Marca: Perspectiva
ISBN: 9786555050929
Altura: 20.5 cm
Condição do item: Novo
Idioma: Português
Idade máxima recomendada: 99 anos
Idade mínima recomendada: 18 anos
Modelo: 9786555050929
Tipo de narração: Conto
Quantidade de páginas: 136
Ano de publicação: 2022
SKU: 9786555050929
Peso: 0.136 kg
Largura: 11.5 cm
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